quinta-feira, 17 de abril de 2014

Agrishow - Embrapa e as pragas

Enviado por Nairo Alméri – qui, 17.4.2014 | às 15h56 - modificado às 17h35
A Embrapa Núcleo de Tecnologia e Demonstração de Campo (divisão da estatal federal Empresa Brasileira de Agropecuária - Embrapa) levará para a 21ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, de 28 a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP) a demonstração prática de experiências de manejo integrado de pragas, com foco especial no combate a Helicoverpa, uma lagarta que ataca diversos tipos de culturas e tem tirado o sono dos produtores, pesquisadores e entidades governamentais. “Nossos técnicos estarão de plantão para tirar todas as dúvidas e fazer os esclarecimentos necessários para os produtores em relação à melhor forma de controlar a proliferação de pragas, em especial, a Helicoverpa”, antecipa chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente, Ladislau Skorupa. Para essas ações, serão passadas instruções para a melhor forma de fazer a calibração de alvo para aplicação mecanizada do defensivo em cultura de soja. “Para esta dinâmica de campo, estamos convidando empresas do segmento de máquinas e equipamentos destinados à pulverização”, diz Skorupa.

Dimensão da feira
A Agrishow tem o status de uma das maiores e mais completas feiras de tecnologia agrícola do mundo. A feira é realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag),  Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq),  Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB). A contrata para a organização é a BTS Informa, integrante do Grupo Informa - maior promotor de feiras, conferências e treinamento do mundo. Em 2013, a feira registrou 150 mil acessos ao local, 790 expositores (algumas dezenas do exterior) e negócios da ordem de R$ 2,3 bilhões (aumento de 15% sobre 2012).

Compostagem doméstica e GEE
Além da atenção especial à Helicoverpa, na Tenda Embrapa da Agrishow 2014 serão demonstradas outras tecnologias: arborização de pastagens; compostagem doméstica; o SomaBrasil (Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil); Projeto Pecus (avaliação do balanço entre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e os sumidouros ("sequestro") de carbono dos vários sistemas de produção da pecuária; fertilizante organomineral de “Cama de Frango”; Biblioteca Embrapa (venda de publicações técnicas); maquete conceitual sobre Integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF); etc.

O Núcleo de Tecnologia
Os organizadores da 21ª Agrishow programaram demonstrações de campo permanentes na feira para o período de 29 a 2 de maio. Serão realizadas no Núcleo de Tecnologia e Demonstração de Campo terá, diariamente, demonstrações por áreas divididas em quatro grupos distintos: Grupo Novas Tecnologias, que compreende as culturas de cana, grão, forrageiras e hortaliças, das 9h40 às 12h; Grupo Agricultura, 9h30 às 12h, para máquinas estacionárias e agricultura familiar, hortifruticultura, demonstrações por empresas e tecnologias diversas; Grupo Empresas, 14h10 às 116h30, dinâmica para empresas, test drive (culturas do café, cana, coast-cross, forrageiras, laranja, milho forrageiro, mombaça, soja, sorgo granífero e sacarino e hortaliças.), ILPF, Plot’s (cana, grama, forrageiras e hortaliças; e, Grupo Pecuária, 14h às 16h30, forrageiras de milho, de capim e de cana, recolhedoras de forragem, fenação e vagões e misturadores. As demonstrações ocorrem em área  aberta de 100 hectares.

Avanços tecnológicos
De carona da onda do marketing da Copa do Mundo, em junho, a Agrishow lançará a campanha publicitária “Os Maiores Craques do Campo”. Trata-se de uma homenagem à dedicação e empenho do produtor rural em fazer do agronegócio brasileiro o mais competitivo do mundo. A feira não é apenas uma grande exposição, mas ambiente de negócios e para o lançamento dos mais significativos avanços tecnológicos do agronegócio brasileiro.

Escola Móvel do Senai
Uma das novidades da feira Agrishow  deste ano será a presença de unidade de Escola Móvel de Simulação  de Colheitadeira de Cana do Senai-SP direcionada para capacitação de profissionais operadores com colheitadeiras nas lavouras de cana-de-açúcar. A unidade é a mesma que o Sistema Senai desloca até as empresas. O projeto faz parte de um programa de oficinas e que consiste em ministrar aulas, práticas e teóricas, para a formação profissional destinada a atender as necessidades de indústrias e agroindústrias, com a comodidade de receber o treinamento na própria empresa. Neste ano, a unidade será apenas exposta na Agrishow 2014 e não haverá cursos, mas o visitante da feira poderá conhecer como será seu funcionamento no futuro. O Senai-SP tem uma frota de 74 unidades móveis dedicadas aos ambientes de ensino (oficinas, laboratórios e salas de aulas), montados sobre carretas. Elas podem se deslocar por todas as regiões do estado, principalmente nas localidades onde não há escolas do Senai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário