terça-feira, 13 de agosto de 2013

Bombardier, Siemens, Alstom...

Enviado por Nairo Alméri – ter, 13.8.2013 | às 8h09
Em março de 2010, três das multinacionais que lideram em tecnologias e em contratos globais para o fornecimento de equipamentos e execução de projetos no modal sobre trilho de transporte de passageiros brilharam na principal publicação brasileira do setor ferroviário. Na capa da “Revista Ferroviária”, um esplendoroso trem monotrilho de alta velocidade da Bombardier, do Canadá, se desloca sobre uma fotografia panorâmica de cidade de São Paulo. No verso da capa, o espaço todo ocupado por uma composição de uma composição do trem de alta velocidade (TAV) Velaro, da Siemens, da Alemanha, desenvolvido para a ligação Barcelona-Madri, mas que, por coincidência, exibe nas laterais uma aplicação trançada de um listrado verde-amarelo – cores comerciais do Brasil. Na página 4, a seguinte a do editorial, espaço para o VLT Thalys, da Alstom, que liga Paris-Bruxelas.
A manchete da revista é bem sugestiva para o noticiário dos dias atuais sobre as compras de projetos e equipamentos para os sistemas metroferroviário e de trens metropolitanos de São Paulo (da CPTM): “O ano da ferrovia – Monotilhos, VLTs, vagões e linhas novos aquecem o mercado em 2010”. O editorial reservava algo sútil, associando aquele tsunami de compras ferroviárias no país aos fatos políticos – bem atual para o biênio 2013-2014. Sem título, o texto começava assim: “As eleições de 2010 se aproximam em um clima de grande entusiasmo para setor ferroviário brasileiro”.
O monotrilho da Bombardier está em implantação na cidade de São Paulo, sob a responsabilidade do Governo do Estado. A propaganda com o Velaro, da Siemens, fixava uma sugestão de melhor produto o megaprojeto (R$ 35 bilhões) do TAV São Paulo-Rio, que é do Governo federal – responsabilidade do Ministério dos Transportes. A apresentação da performance da maravilha alemã é encerrada assim: “Respostas para o Brasil”. Ontem, nesta atmosfera de denúncias de corrupção nos contratos do Governo de São Paulo, sob a regência do PSDB, o Governo, do PT, cancelou mais um leilão do VLT. Motivos: apenas uma proposta, a da Alstom, da França, e o “clima”. Desde 2007, o projeto do TAV balança mais que navio em alto mar nas mãos do Governo, que desejaria vê-lo deslizando nos jogos da Copa, em 2014.
O editorial da “Revista Ferroviária” dividia, de forma salomônica, as expectativas de split político nas urnas desejados pelo PSDB e PT com os projetos ferroviários. Os bilionários contratos não se resumiam àqueles modais, nos quais Bombardier e Siemens desfilavam como estrelas de maior brilho. Em todos os modais metropolitanos e metrôs das principais capitais do país, incluindo Brasília, os investimentos quase dobrariam dos R$ 5,521 bilhões, em 2009, para R$ 10,199 bilhões, em 2010. No item cargas, em todas as malhas do país, de R$ 2,195 bilhões para R$ 2,571 bilhões. “Qualquer que seja o novo governo, tudo indica que ele participará deste entusiasmo. O presidente Lula e sua candidata, a ministra Dilma Roussef (Rousseff), tem sido ardorosos defensores do TAV. E em São Paulo o governador Serra foi o impulsionador do plano de expansão da CTPM e do Metrô. Significa que também no plano político o futuro sorri para as estradas de ferro”(sic). 
Um pente-fino geral nas licitações públicas, não apenas nos trilhos da cidade de São Paulo, mas em outras dezenas – ou centenas – de empenhos dos municípios, estados, capitais, ministérios, estatais, fundações, convênios etc., exigiriam uma mudança dos guichês dos protocolos das procuradorias gerais da República e dos Estados para os estádios de futebol construídos, reconstruídos e ainda em obras para a Copa. 

Um comentário:

  1. A capacidade do Monotrilho previsto para a linha 15-Prata, para carruagens com largura de 3,1 m (standard), e comprimento da composição total de ~86 m e com 7 vagões, é de ~1000 pessoas, concorrendo com o BRT e o VLT são considerados de Média demanda, contra para a mesma largura, porém com comprimento de ~132 m e com 6 vagões é de ~2000 pessoas para o Metrô, e com comprimento de ~170 m e com 8 vagões é de ~2550 pessoas para os Trens Suburbanos, significando com isto que a capacidade do metrô e dos trens suburbanos são no mínimo o dobro do monotrilho, trafegando na mesma frequência, sendo considerados de Alta demanda.

    A taxa de ocupação máxima recomendada mundialmente é de 6 pessoas por m².

    Comparativos: A capacidade é expressa em número de passageiros por hora por sentido (p/h/s), assim BRT, VLT, Monotrilho – 4000 a 25000 p/h/s, enquanto Metrô, Trens suburbanos – 20000 a 60000 p/h/s.

    Estão previstas plataformas centrais para saídas de emergência em todo seu trajeto, obrigatórias para esta função, não deslumbrei em nenhuma das postagens que pesquisei, porém constam na especificação que iram existir, além das escadas retráteis!!! (de uso duvidoso).

    A largura padronizada dos carros para os três são de 3,1 m (standard). Não confundir com os trens suburbanos espanhóis da CPTM-SP e alguns da SUPERVIA-RJ de 2,9 m que possuem uma plataforma (gambiarra) em frente ás portas para compensar o vão.


    O monotrilho da linha 15-Prata, com ~26,5 km, Ipiranga, Cidade Tiradentes irá trafegar em uma região de alta demanda reprimida na zona Leste, com migração de parte da linha 3-Vermelha (a mais saturada do sistema) maior do que as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e a futura 6-Laranja, e já nasce subdimensionado, além de ser uma tremenda incógnita, quando ocorrer uma avaria irá bloquear todo sistema, pois ao contrário que ocorre com os trens do metrô em que o chaveamento é simples, nos monotrilhos a mudança das carruagens para a via oposta se da de maneira complexa, com grandes distâncias entre si entre as estações, além de trafegarem em média a 15m do piso.

    A melhor opção seria o prolongamento da linha 2 Verde, com bifurcação em “Y” na estação Vila Prudente, com a previsão da futura linha para Vila Formosa, e até São Mateus e a partir daí seguir em VLT, até a cidade Tiradentes, (Após as obras começadas, a estação terminal será na estação Ipiranga da CPTM), Vila Prudente basicamente será uma estação de transbordo.

    Nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10 Turquesa, 2 Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso São Mateus Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2 Verde e o projeto da linha 6-Laranja com transbordo obrigatório caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que os usuários tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.

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