quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Trilhos de fora

05/12/2012
Depois de quatro editais cancelados, sendo três neste ano, incluindo a suspensão por irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a estatal Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S/A se prepara para a quinta tentativa (pregão 011/12) de compra de trilhos para trechos em expansão da Ferrovia Norte-Sul. O material, 95.436 toneladas, será para cobrir extensão de 680 quilômetros, nos estado de Goiás e São Paulo. A concorrência está prevista para daqui a 40 dias, em 14 de janeiro. Os trilhos UIC-60 (60 E 2) não são fabricados no Brasil.

Goiás-São Paulo
O trecho da expansão, na extensão Sul da Norte-Sul, é tratado por Estrada de Ferro EF-151, entre Ouro Verde (GO) e Estrela D’Oeste (SP). O processo de compra dos trilhos se arrasta desde 2010.

Nacionalização
A licitação da Valec engloba as etapas de “descarga do navio, remoção do cais para o terminal, armazenamento e nacionalização”.

Da China
Os trilhos UIC 60 seguem padrão da Europa e são fornecidos, entre outras, por siderúrgicas da Alemanha e da China.

PIS/Cofins
A partir de 1º de janeiro, as empresas terão que adequar a escrituração fiscal digital do PIS/Pasep e da Cofins ao sistema eletrônico. O descumprimento da determinação do governo implicará em multas mensais cumulativas de R$ 5 mil, podendo evoluir para R$ 627 mil. A medida da Receita é para minimizar a sonegação de impostos.

Milho
No dia 13, em Brasília, representantes do Ministério da Agricultura e da sociedade em geral (dos produtores de milho, criadores de aves de corte, ovos, suínos, indústrias de ração, consumo humano e comerciantes) se reunirão para estabelecer a dinâmica da comercialização da safra atual de milho e a perspectiva para 2012/13.

Carbocloro
A Carbocloro, empresa do setor químico (joint venture da Unipar – União de Indústrias Petroquímicas S.A com a Occidental Chemical Corporation) adquiriu a solução SAP® Sales OnDemand, do segmento de inteligência para gestores e profissionais de vendas que trabalham remotamente e para os demais colaboradores da área comercial, entre as quais serviços ao cliente (SAC), assistência técnica, logística, comercio exterior e marketing.

Fonte: Nairo Alméri, coluna “Negócios S.A”, jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário